O investimento em OOH continuará crescendo nos próximos anos devido a sua eficácia.



11 de julho, 2022

O investimento em OOH continuará crescendo nos próximos anos devido a sua eficácia.


Na última década, a evolução da indústria publicitária foi impulsionada principalmente pela tecnologia e dados, e o sistema Out of Home -OOOH- não só fez parte desta evolução, como também se consolidou como um dos meios mais eficaz nas ações de conversão e branding.
Durante 2021, o investimento publicitário na mídia OOH na Espanha cresceu 7,8% em relação ao ano anterior, conseguindo reverter a curva descendente deixada pelos anos pandêmicos e iniciar a recuperação do setor com um total de 289,6 milhões de euros, segundo o relatório “O investimento publicitário na Espanha 2022” de Virginia Sánchez Eguinoa -publicado pela InfoAdex-. As projeções para os próximos anos continuam positivas:OOH crescerá de forma constante a curto prazo, subindo pelo menos 11,6% até 2025, sem contar com o investimento em mobile geofencing.
“Em um contexto de comunicação omnichannel das marcas, a OOH tem a virtude de ajudar os usuários definir a compra de um produto ou serviço. Este poder de intervenção na fase de conversão é o grande diferencial da mídia Out Of Home, que inclui o Digital Out Of Home”, explicou Valentín Bueno, CEO da Worldcom OOH. Ele acrescentou: “Em nosso caso, levamos mais de 15 anos transformando as cidades do mundo em canais de distribuição de mensagens, gigantescos supermercados para anunciantes, para que as marcas possam chegar ao seu público através de toda a oferta de mídia que existem no OOH”.
Embora o crescimento dos suportes digitais no OOH seja progressivo, principalmente nas grandes cidades, hoje continuam sendo apenas 5% do total mundial. Além da possibilidade de construir uma comunicação diferenciada e de grande impacto com outros meios OOH, conseguem ser um sistema comprovado de eficiência na conversão. Passamos 70% de nosso tempo fora de casa, as audiências expostas a comunicação OOH têm 63 % mais probabilidades de realizar uma ação de marca em linha (compra online, visita web, pesquisa, download de apps), como indica WARC.
O avanço da tecnologia permite conhecer melhor os consumidores. A data aplicada ao customer journey outorga às marcas a capacidade de segmentar como nunca antes e personalizar a experiência.
“Junto com nosso partner tecnológico TDT, desenvolvemos o Worldcom Media Services, um Marketplace para campanhas OOH, uma solução abrangente que fornece um serviço de planejamento otimizado, já que conta com um potente motor de inteligência artificial que é capaz de processar milhões de registros no sistema e projetar mapeamentos de audiências. Nosso compromisso é acompanhar os anunciantes para que possam tomar decisões rápidas com base em dados precisos”, explicou o diretor do varejo de mídia OOH.
Neste sentido, a Worldcom Media Services lança insights como histórias de campanhas, dados de mobilidade, OTS e registros de 260.000 mídias em mais de 2.500 cidades, que melhoram o planejamento para impactar o público em um contexto de compra.
Os consumidores exigem informações claras, transparência e democratização do acesso ao conteúdo. A consciência ambiental está crescendo e os consumidores exigem cada vez mais que as marcas estejam alinhadas com ações sustentáveis.
“Worldcom OOH recicla quase 100% dos materiais de campanha analógicos como vinil, telas, policarbonato e papel, e nossa ferramenta Worldcom Media Services incorporou como KPI as toneladas de excedentes reutilizadas para cada campanha”, destacou o diretor.
Tecnologia, inovação e criatividade são as chaves para um meio em expansão

A OOH oferece como vantagem competitiva a probabilidade de acompanhar o consumidor durante todo o dia. Por sua diversidade, dinamismo e uso inteligente dos dados, a participação do OOH dentro do bolo publicitário continua aumentando
Após os anúncios de busca em 2000 e a irrupção das mídias sociais na última década, hoje a publicidade OOH toma relevância por sua alta capacidade de impactar positivamente no nível de conversão.
A incorporação do DOOH acrescentou ao meio as vantagens do online, mantendo seu poder de impacto, proximidade aos pontos de venda e integração com outros canais.
Chegar no momento preciso com a mensagem adequada,  é o grande desafio que as marcas enfrentam hoje, e não há dúvida de que OOH é um meio chave para acompanhar o público em todas as etapas de sua customer journey, o que significa que o meio continua em alta.